Pesquisa personalizada

O que é ScrapBooking Digital?

Olá queridos e queridas do Senhor Jesus!!!
Seguindo a sugestão e pergunta da amiga Alessandra, e pesquisando na internet, encontrei algumas referências sobre O que é ScrapBooking, e vou compartilhar com vocês!!! Eu também não sabia o que era essa arte, apesar de já ter feito...Aproveite para também entrar nessa arte maravilhosa!
E não esqueça! Aqui você confere Kits Freebies exclusivos para Você!

O que é ScrapBooking Digital?

Scrapbooking é a arte de criar álbuns de recordação com o uso de fotos, papéis decorativos, etiquetas e vários outros elementos. Trocando em miúdos, trata-se de um álbum de fotos, digamos, mais caprichado e elaborado... que muita gente já faz e nem sabe que o passa-tempo tem nome gringo.

A prática já existe há mais de 100 anos e é uma verdadeira febre nos EUA e Europa. Há poucos anos, algumas designers começaram a reproduzir o material do Scrapbooking artesanal no computador, usando programas como Photoshop. Assim nasceu o que hoje é chamado de Scrapbooking Digital.

Com a popularização das máquinas de tirar retrato digitais o Scrapbooking no computador vem crescendo como hobby também no Brasil e é uma forma bem bacana de organizar as imagens que só se multiplicam nos nossos HDs.

De uma maneira geral Scrapbook ou scrapbooking é a arte de decorar álbuns fotográficos. Porém pode–se usar esta técnica também para fazer convites, cartões comemorativos,decorar festas, caixas, peças de madeira, agendas, marcadores de livro, livro de assinaturas,lembrancinhas e tudo que sua imaginação permitir.


História da Arte do ScrapBooking

O termo “scrapbook” vem de papéis coloridos brilhantes que eram chamados de “scrap” sendo originalmente os recheios dos primeiros álbuns. A arte de Scrapbook teve início há muitos séculos, através de diários, jornais e livros, na Alemanha passando então para Inglaterra. No século XVII havia um tipo de “álbum” chamado de Commonplace Books, onde as pessoas escreviam poemas e anotações; estes diários eram feitos à mão. Outro tipo interessante era o “álbum dos amigos”, nesse “álbum” havia pensamentos e recordações, sendo costume na época colecionar cabelos dos amigos como lembrança. Nos Estados Unidos, a arte do Scrapbook chegou há mais de cem anos, desenvolvendo-se principalmente na América do Norte, em regiões como Salt Lake City em Utah, onde se concentram muitas famílias da religião Mórmon.

Por volta de 1880 quando a primeira câmera foi inventada, as fotos de família foram aparecendo nos álbuns. Países como Inglaterra, Austrália, mas principalmente EUA, mostrou grande interesse pela arte.

Os materiais mais utilizados são: papéis acid free, cola acid free, adesivos 3D, fotos, canetas acid free, linhas, botões, ilhóses,tinta acrílica, ferramentas como furadores, cortadores de círculos, máquinas manuais e digitais de corte e papel e tecido, e tudo o que possa conferir mais beleza e harmonia, guardando assim o momento registrado nas fotos, sem o risco de desbotar,amarelar, manchar ou se descolar com o tempo.

Termos Utilizados no ScrapBooking Digital

Designer – Esta cria os kits, os elementos, papers, alphas, etc.
Scrapper – Esta faz a montagem de páginas de scraps.
Sampler – São amostras dos produtos.
Freebies - Kits gratuitos.
CT – Creative Team, é um grupo de criação, formado por scrappers, que trabalha para designers, com o objetivo de divulgar os kits, fazendo páginas de scrap.
CT Call – Chamada para seleção do grupo de criação.
Créditos - Informação da página de scrap, de quem é o paper, elementos, fontes, etc.
ABR - Ferramenta "Brush" nativa do Photoshop, são pincéis.
Action – São ações gravadas no photoshop, facilitam muito e tornam o trabalho mais prático e rápido.
Bow – São os laços.
Ribbon – São as fitas.
Cardboard – É o papelão, muitas vezes aparecem meio rasgadinhos.
Corners – São as cantoneiras, usadas para prender a foto.
Crumple - Efeito "Amassado".
Doodles – Desenhos feitos a mão.
DPI - dots per inches (pontos por polegada) - Resolução de imagem para impressão.
Embellishment – São os enfeites.
Eyelet – Ilhós.
Fibers – Fibras.
Ric-Rac – São as sianinhas.
Flowers – Flores
Stitch(es) - Costurinhas, alinhavos e bordadinhos.
Tag - São aquelas etiquetas em vários formatos e tamanhos, muito usadas para enfeitar os LOs, escrever pequenos journalings, com monogramas estampados etc.
Frame - Moldura
Free Style – É um estilo de layout, sem definição prévia, não precisa ter estilo certinho.
Shabby – Éo efeito envelhecido nos scraps, meio sujinho.
Journaling – é o texto do layout, pode ser uma música, poesia, ou frases que inventamos, também necessita de créditos.
Templates - Arquivo em formato PSD (Photoshop) formado por diversas camadas e usado para criar layouts.
LO – Layout, a nossa página de Scrap.
Mask - Máscara
MP - Mensagem Privada
PAP - Passo-a-Passo
Paper Clip - Clipe para papéis.
Plugin – são programas que associados a outros (como o ps e psp) desempenham certas funções, o objetivo é a praticidade de obter resultados.
PPI - Points per Inch (pontos por polegada) - Resolução de imagem para tela do computador.
PS - Photoshop
PSP - Paint Shop Pro
Quick Page - é um layout semi-pronto, onde só é preciso colocar a foto e o journaling.
Scraplift – Lift significa copiar, no caso do scrap, é quando nos inspiramos em alguns layouts para fazermos os nossos, temos que dar os créditos dos lifts.
Sketch - É o esboço ou rascunho que criamos antes elaborar uma página. Nele definimos como ficarão dispostos títulos, fotos, journaling, enfeites etc. O mesmo sketch pode se usado como exemplo para diferentes páginas.
Tearing - Efeito "Rasgado"
Tuto - Tutorial
TOU - Terms of Use – São os termos de uso que acompanham os kits, nele poderemos saber o que podemos ou não fazer com os kits.
Wordart – são frases com toque artístico.

Exemplos de LO's




Créditos: Wikipéia - ScrapBooking
               ScrapKut
               Overmundo
               Evangelicos Sem Limites - Scrap Digital

 
Política de Privacidade
Creative Commons License
Scraps Gospel by ®enata está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Vedada a Criação de Obras Derivadas 2.5 Brasil License.
Baseada no trabalho de www.scrapsgospel.blogspot.com.br.
Permissões para cópia de qualquer trabalho estará sujeita a avaliação de http://www.scrapsgospel.blogspot.com.br.
.
Copyright © 2008-2013 Scraps Gospel ® Todos os direitos Reservados.
©2011 Template Por Templates e Acessorios